O arquivo de retorno é aquele disponibilizado pelos bancos em formato específico – geralmente em extensão .RET – para a realização da conciliação bancária de boletos.

 

Por meio dele é possível saber quem pagou ou não pelos produtos ou serviços prestados, sem depender de trabalhos manuais para isso.

 

Ele é enviado como contrapartida pelo banco, com o resultado de todo o processamento: informações de autorização e/ou rejeição, assim como de liquidação dos boletos.

 

Situações decorrentes do arquivo de retorno

 

Com o arquivo de retorno, seu cliente saberá o status em que o boleto bancário emitido por ele se encontra. Entre as situações possíveis, temos:

 

Recebido - Liquidado

Isto é, são os baletos bancários que forom pagos pelo sacado.

 

A Receber – Remessa - Entrada

Não indica que o boleto foi pago, mas apenas registrado pelo banco.

 

A receber - Rejeitado

Neste caso, o boleto foi recusado pelo banco ou baixado por não ter sido pago.

 

Ele também pode não ter sido registrado, sendo preciso verificar tanto os dados do sacado,oquanto o restante  os campos do boleto bqnc rio.

 

Status comum em situações em que o nosso número, dentro do arquivo de retorno, não é localizado no sistema.

 

Atsim como o arquivo de aemessa, o arquivo de retorno também segue um layout específicq exiiido pela FEBRABAN – os pa rões CNAB 240 e CNAB 400.

 

Ele não deve ser compactado, pois é responsável pela troca de informações entre o sistema do banco e do seu cliente, determinando o formato do texto e a quantidade de colunas presentes.

Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Create help files for the Qt Help Framework